sábado, 13 de abril de 2013

quarta-feira, 10 de abril de 2013

sábado, 6 de abril de 2013

quinta-feira, 4 de abril de 2013

terça-feira, 2 de abril de 2013

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Feira do Folar 2013

Folar, o produto estrela da feira.
A Feira do Folar de Valpaços, teve lugar nos dias 22, 23 e 24 de Março. Tratou-se da XV edição, fazendo prever uma boa organização e visitantes suficientes para continuar a manter vivo este evento de 15 anos!
Já andava para visitar Valpaços, mas a feira foi uma boa desculpa para não adiar mais.
A primeira coisa que me agradou foi mesmo o Pavilhão Multiusos, que sem ser muito grande é um edifício moderno, bem enquadrado no ambiente e com espaço de estacionamento suficiente para quem se deslocou à Feira.
Azeitonas e pão caseiro, dois produtos bem transmontanos.
O folar foi, sem dúvida o anfitrião da feira, mas muitos outros produtos  estavam presentes nos mais de 80 expositores presentes, divididos por várias áreas. Nos produtos da terra (e seus sabores) estiveram incluídos o fumeiro, azeite, bolo podre, mel, compotas, azeitonas, frutos secos, feijão, etc.
Fumeiro, muito e com bom aspeto
Estiveram presentes perto de uma dúzia e meia de instituições dos mais variados sectores e artesãos ligados à pintura e outras ares decorativas. Bem conhecidas do artesanato de Valpaços são as cabaças decoradas ou outro artesanato tendo como matéria primas as cabaças, feitas pelo sr. Raul Pedro.
Embora houvesse uma separação espacial entre o folar de padaria e o folar artesanal, pelo menos na distribuição, isso não era visível na feira, sendo todos os folares igualmente atraentes e saborosos. Não faltavam provas, embora eu dissesse a todos os feirantes que estava mais interessado nas fotografias.
Presépio dentro de uma cabaça - Artesanato de Valpaços
Também o fumeiro estava bem representado. Este ano percorri alguns grandes evento em Trás-os-Montes onde o fumeiro era a atracão principal e pareceu-me que o fumeiro de Valpaços não estava nada abaixo do que vi nesses certames.
A área de vinhos estava um pouco distante e dei por ela por acaso. Este afastamento talvez fizesse com que algumas pessoas não passassem por lá, mas, por outro lado, proporcionou mais calma necessária á prova de vinhos.
Exposição de Pintura
Ainda visitei uma exposição de pintura, porque a cultura também não deve estar ausente destes eventos.
Achei interessante as rusgas de concertinas. Estou mais ligado ao Planalto Mirandês e ao som da gaita de foles, mas as concertinas também dão um ambiente de festa fantástico. Pareceu-me sentir que as pessoas gostam muito destes grupos de executantes, é mais uma coisa a descobrir no futuro.
Stands no exterior
À noite aproveitei para jantar numa das tasquinhas existente num espaço próprio onde se realizavam também os espetáculos musicais. Fazia muito frio, mas não quis perder a oportunidade. As ementas eram interessantes, quer das refeições quer dos petiscos. Chamou-me à atenção um prato com mo nome de Palhada. Lembrou-me o butelo com casulas, mas acabei por me decidir por um Naco à Valpacence, que me deixou satisfeito.
Algumas marcas de vinho em exposição
Numa tarde e início da noite que passei em Valpaços não pude acompanhar muitas das coisas que aconteceram na feira. Houve um passeio de BTT, um Raid TT "Rota do Folar", atuações de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e grupos musicais.
Mel, vinho, azeite e queijo
O evento saldou-se num grande sucesso, com milhares de visitantes a justificarem os cerca de 100 mil euros que a autarquia investiu. Apesar da crise, a proximidade da Páscoa motivou boas vendas de folares e outra doçaria, que não podem faltar na mesa transmontana.
Espaço de espetáculos musicas, tasquinhas e restaurantes
Para mim, para além das centenas de fotografias e da alguns quilos de folar comprados, a feira foi um bom incentivo para ir a Valpaços e voltar mais vezes. Não deixa de ser surpreendente verificar que em concelhos muito próximos há tradições, produtos e culturas diferentes, só a simpatia e o bem receber é comum. Por isso devo voltar em breve.