terça-feira, 15 de abril de 2014

XVI Feira do Folar

 Os políticos gostam sempre de aparecer nas feiras e eu, quer queira, quer não, estou quase a seguir-lhe as pisadas! No ano passado visitei Valpaços por altura da Feira do Folar e este ano repeti a dose. Não é só pelo folar que vou a Valpaços, mas a feira é uma excelente montra do concelho, no que toca a gastronomia e não só ... e é uma ótima "desculpa" para mais uma viagem.
Aproveitei a manhã de Sábado para fazer uma visita demorada à Feira, constou-me que de tarde não seria "recomendável" circular por lá.
O folar é o "rei" da festa e merece bem o destaque. O processo de certificação está à beira de ser concluído o que pode vir a dar ainda mais destaque a esta iguaria. A certificação obriga também a uma maior uniformização, mas quem circula pelos muitos expositores e prova os folares consegue aperceber-se que há muita variedade. Os produtos caseiros, de origem própria, são muitas vezes o fator que faz a diferença, mas a experiência de quem os faz, o tipo de forno, a própria temperatura do forno ... são algumas das condicionantes que  podem fazer um bom produto.
Havia muitos e bons folares, diferentes nas formas e nas cores, mas todos apetitosos recheados de boas cartes e temperados com um bom azeite.
O número de expositores aumentou e isso esteve visível numa tenda que foi acrescentada, para aumentar o espaço.
 Havia também bolos podres e muitos económicos. É bom ver que há bastantes pessoas a usarem a amêndoa e a castanha, nos seus bolos, inclusive no folar!
Também o fumeiro tem bastante peso nos produtos apresentados na feira, mas há um pouco de tudo: frutos secos, azeitonas, queijos, ... e o vinho, que nunca tem da minha parte a atenção que merece. É que Valpaços também tem excelentes vinhos, prova disso é o número crescente de medalhas que os vinhos do concelho têm conquistado.
Comprei alguns folares, um livro sobre o concelho de Valpaços e desloquei-me para a zona da restauração para almoçar. Preparava-se o cenário para o programa da tarde da RTP1 e o ambiente não tinha calma suficiente para a degustação. Dei um passeio pelo centro da cidade e aproveitei para almoçar fora da feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário